Resolvendo Conflitos de Relacionamentos - Abigail ou Nabal, Quem é Você?

21/06/2011 20:19

 

Abigail ou Nabal, Quem é Você?

Texto Chave: I Samuel capítulo 25 versículos 1 – 42.

 

Problemas relacionais pioram quando agimos motivados por emoções erradas. Abigail e Nabal tinham atitudes totalmente opostas. Abigail era doce, Nabal amargo. Ela era pacífica, ele explosivo. Um coração era terno, o outro uma pedra. Em vez de afeição, ele transpirava amargura. Ela queria reconciliação, ele almejava a guerra. Ela era liberal, ele era egoísta e sovina. Abigail agia com sabedoria, ele com insensatez. Ela era movida pelo amor e pela compaixão, Nabal era motivado pela bebida e pela inveja.

Ao invés de reclamar e culpar outras pessoas por seus aborrecimentos, descubra o que realmente os têm causado e assuma a responsabilidade pelos contratempos. Endurecer o coração não promove a paz, e ficar como uma pedra não resolve a contenda. Não seja uma pessoa grosseira e teimosa; permita que amigos e familiares ajudem na solução dos problemas; aceite a repreensão sem se ofender. O problema pode ser você. A gentileza e a maleabilidade abrem a porta para as soluções.

Faça a sua parte e Deus fará a dEle. Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Escute o que Thomas Brooks em sina: “Quando a vontade é vencida, tudo é vencido”.

Todo o céu está esperando para ajudar aquele que descobre a vontade de Deus e a executa.

Não entre em crise na crise. Abigail vivia com um marido bruto, mas não se tornou rude. Casou com um marido teimoso, mas não corrompeu sua amável personalidade. Ele era egoísta, ela generosa. Nabal era ingrato, ela era agradecida. As circunstâncias não a transformaram em uma mulher amarga. Continuoi a evidenciar sensatez e prudência. Oren Arnold adverte: “Você não pode formar o seu caráter durante uma crise; nessa oportunidade, você deve exibi-lo”.

Abigail não vivia nas nuvens, o que não significa que ela não tinha sonhos. Era realista, sabia com quem estava casada, mas não perdeu a cabeça, a fé ou ficou desiludida. Lutou enquanto pôde. Conhecia bem seu cônjuge, sabia que ele era um tolo mas não culpou seus pais por lhe entregarem a Nabal. Sabia que ele era um filho do demônio, mas não responsabilizou a Deus ou arrumou desculpas para perder a esperança. Ao encontrar Davi, ela disse: “Meu marido é ruim, é mau, mas a culpa é minha”. Ela o chamou de filho de Belial ou demônio, mas não com o intuito de criticá-lo, e sim para poupá-lo.

Apesar das situações adversas, Abigail fez tudo para que seu casamento desse certo. Arriscou a vida para proteger o cabeçudo marido. Calou quando o bruto estava totalmente bêbado.

A questão é: O que você está disposto a sacrificar para salvar a sua família? Sua resposta deve ser: “Tudo!” Ainda que lhe seja necessário sacrificar o orgulho ou assumir responsabilidades alheias. Só assim você experimentará um milagre.

O casamento feliz não é edificado sobre emoções, intelecto, riqueza, igualdade social ou prazer sexual, nem sobre razões pessoais ou direitos adquiridos. É alicerçado sobre a infalível e imutável Palavra de Deus; ela ensina que devemos nos submeter um ao outro, oferecer a outra face, andar a segunda milha e dar a vida pelo outro.

A Maioria não procura estabelecer os relacionamentos sobre sólidos e permanentes princípios da Palavra de Deus. Cada um faz o que quer;acusa e faz tudo o que pode para mudar o outro, antes de mudar a si mesmo. Eis razão porque se multiplicam as pessoas traumatizadas e os conselheiros matrimoniais.

Aconselhamento de nada adianta para quem continua desobediente aos mandamentos de amar e perdoar.

“Quem sabe o que fazer, mas não pratica o que sabe é um tolo que constrói sua casa sobre a areia, sem sólido alicerce. A casa não agüenta a primeira tempestade e desmorona. Todo aquele que pratica o que aprende age com sabedoria; constrói sua casa sobre a rocha. Nada pode derrubá-la. (Mateus 7.24-27)

Sobre o  Autor: Pastor Marcelo Moura Silva, Líder do Ministério de Apoio Evangelístico “Missão Semear em Vidas – Evangelização & Ação Social”, na cidade de Guarujá/Sp. Atualmente faz parte do corpo ministerial da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério do Belém  na cidade de Guarujá / SP. Casado com a Diaconisa Ana Luiza, pai de três filhas: Jackeline, Amanda e Marcelle. Cursou o ensino médio em teologia na FATADS, em Santos / Sp, e se formou em Bacharel em Teologia, pelo Instituto Teológico Gamaliel. Ministra a palavra de Deus a líderes, obreiros e a Igreja de Cristo.

 

Telefones p/ contato: (13) 3026-9364  / 3354-3254 / 9798-8477 / 9117-7662

Nextel: 13 7820-7856 – ID: 105* 160861

Visite o site: WWW.semearemvidas.com

E-mails: pr.marcelomoura@hotmail.com / pastormarcelo.moura@gmail.com

semearemvidas@gmail.com